Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Motrivivência
versión On-line ISSN 2175-8042
Resumen
COSTA, João Augusto Galvão Rosa y SANTOS, Juliana Trajano dos. Narrativas de professores de Educação Física egressos do programa de residência do colégio Pedro II: revisitando cadernos e memoriais. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73550. Epub 30-Nov-2020. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73550.
Este estudo objetiva identificar e refletir sobre eventos significativos de professores de Educação Física egressos do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II, campus Engenho Novo I, localizado no Rio de Janeiro. A partir da narrativa de si e o lugar de fala, problematizamos o contexto da inserção profissional desses professores na condição de iniciante na carreira docente. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, baseada na análise documental. Utilizamos materiais empíricos como o Memorial Circunstanciado, anotações do caderno de campo sobre as oficinas, minicursos e palestras a fim de rememorar e sistematizar o processo vivido. Concluímos que revisitar memoriais e cadernos no âmbito de um processo de rememoração, nos qualifica a compreender a dimensão da profissão professor de Educação Física iniciante na carreira docente, bem como, a busca pela reflexão sobre seus conhecimentos, registros, durante e após a inserção no diálogo com o desenvolvimento profissional.
Palabras clave : Formação continuada; Inserção profissional; Educação física; Narrativa.