Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
VASCONCELLOS, Maura M. M.; BERBEL, Neusi A. N. y OLIVEIRA, Cláudia C.. Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.226, pp.609-623. ISSN 2176-6681.
O texto refere-se a um dos aspectos abordados em pesquisa que buscou extrair lições da aplicação da Metodologia da Problematização em estágio curricular do curso de Pedagogia. Um dos objetivos foi verificar se era possível fazer do estágio uma espécie de iniciação científica para as alunas, visando ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa. O processo foi acompanhado e registrado pelas pesquisadoras/supervisoras. Numa investigação qualitativa de cunho exploratório-descritivo, os registros das pesquisadoras e os relatórios de estágio das alunas foram discutidos e analisados. Como resultado, as lições extraídas confirmam a viabilidade de integrar ensino com pesquisa em cursos de graduação, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de espírito científico e para o exercício de reflexão crítica e de autonomia intelectual, aspectos relevantes na formação do professor-pesquisador.
Palabras clave : Formação de Professores; Ensino Superior; Ensino com Pesquisa; Metodologia da Problematização.