Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
RODRIGUES, Daniela Gureski y SAHEB, Daniele. A concepção dos professores e educadores de educação infantil sobre o saber de Morin: ensinar a condição humana. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.242, pp.180-197. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/337312857.
Tendo em vista que, devido à divisão do ensino em disciplinas, cada vez mais se fragmenta a visão do ser humano sobre si, assim, acredita-se que o ensino da condição humana deveria estar presente em todos os níveis de ensino, proporcionando aos indivíduos uma visão mais abrangente de si e do outro. Sob esse enfoque, este estudo pretende abordar e compreender as concepções que os professores e educadores de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba (PR) possuem sobre os aspectos que envolvem o terceiro saber de Morin: ensinar a condição humana. Portanto, foi necessário estabelecer as relações entre o terceiro saber, proposto por Morin, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil de 2009, identificando-se aspectos presentes no discurso dos professores e educadores que revelem em sua atuação esse saber. Dessa maneira, sinalizam-se mudanças necessárias no que diz respeito à formação dos profissionais da educação infantil para que se desenvolva uma prática mais centrada na condição humana, e, assim, o indivíduo compreenda que faz parte de um todo, podendo, dessa forma, romper sua fragmentação.
Palabras clave : condição humana; fragmentação; educação infantil; diferentes linguagens; Edgar Morin..