Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
RODRIGUES, Diego Adaylano Monteiro; LEITE, Raquel Crosara Maia y GALLAO, Maria Izabel. Divulgação científica sobre práticas de laboratório: análise da inserção ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em textos produzidos por estudantes de Ciências Biológicas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.246, pp.323-338. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/382313934.
Tem como objetivo analisar as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em textos de divulgação científica (TDC) produzidos por alunos do curso de Ciências Biológicas com base em aulas práticas de laboratórios. Para tanto, foram selecionados TDC do acervo pessoal de um professor formador, escritos ao longo de sete anos por discentes de uma universidade pública. Esses documentos foram examinados conforme a análise de conteúdo e revelaram uma discussão tímida de questões sociais, históricas e éticas sobre o conhecimento científico-tecnológico, apesar de apresentarem características diversificadas, sobressaindo-se as descrições dos procedimentos internos da ciência, a aplicação da ciência no cotidiano das pessoas e a articulação entre campos da ciência.
Palabras clave : divulgação científica; ciência e tecnologia; aulas práticas.