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Roteiro
versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
CAPPELLETTI, Isabel Franch. Opções metodológicas em avaliação: saliências e relevâncias no processo decisório. Roteiro. UNOESC [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.211-255. ISSN 2177-6059.
A avaliação educacional tem-se mostrado como uma questão controversa e pouco cuidada nos planos, programas e projetos educacionais do contexto brasileiro. São inúmeras as proposições teóricas disponíveis na literatura que, entretanto, não têm dado conta do funcionamento concreto das práticas avaliativas. O processo avaliativo tem sido considerado, muitas vezes, como um simples procedimento com forte apelo instrumental. A amplitude de propostas teóricas sobre avaliação abre espaço para discussão entre dois espaços ideológicos: avaliação como controle e avaliação como processo emancipatório. O texto coloca em pauta os modelos que tiveram grande penetração em nosso meio e que ainda marcam presença no sistema educacional brasileiro.
Palabras clave : Avaliação Educacional; Emancipação; Controle.