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Roteiro
versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
DAVID, Juliana Vital Abreu. Compondo um “retrato do indivíduo”: classificação e intervenção mediante fichas de observação comportamental (1934-1939). Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, suppl., pp.183-208. ISSN 2177-6059.
A centralidade ocupada pela escola como espaço educativo no período correspondente às décadas iniciais do século XX estimulou a criação de novos instrumentos de mensuração e classificação que, utilizados no interior do espaço da escola, tinham por objetivo conhecer e classificar a população escolar, proporcionando formas mais eficazes de propagação de certo “modelo”, considerado ideal no processo de “transformação da criança em aluno” (Ó, 2006). Neste trabalho, utiliza-se como fonte as fichas de observação comportamental, produzidas no âmbito do Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental (1934-1939), que funcionou nas escolas experimentais do Rio de Janeiro, tendo como chefe o médico Arthur Ramos. As fichas são compreendidas como instrumento que objetivava classificar, penetrar e intervir na individualidade e nas questões privadas da vida dos alunos, devendo compor “um retrato do indivíduo” e do ambiente social e familiar no qual estava inserido.
Palabras clave : Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental; Fichas de Observação Comportamental; Arthur Ramos.