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Roteiro
versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
FAVERO, Altair Alberto. Desafios teórico-metodológicos da avaliação nos processos educativos. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.esp, pp.85-100. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v40i0.9199.
O objetivo com este texto é realizar uma crítica às práticas avaliativas que ocorrem na Educação Superior que têm se pautado em procedimentos tradicionais de avaliação. O propósito dessa crítica é indicar alguns desafios teórico-metodológicos que poderão se mostrar produtivos para (re)pensar a avaliação dos processos educativos. Inicialmente, tratou-se do conceito de desenvolvimento profissional do docente universitário como um processo necessário para repensar as práticas avaliativas; em seguida, abordou-se a autoavaliação como possibilidade de uma avaliação autêntica; por fim, foram destacados alguns desafios teórico-metodológicos da avaliação dos processos educativos que podem se mostrar produtivos para analisar o atual cenário da expansão da Educação Superior.
Palabras clave : Avaliação; Processos Educativos; Políticas Educacionais.