Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Roteiro
versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
JOSE CAMILO DOS, Santos Filho. Eficácia da escola e condicionantes do desempenho escolar dos alunos: do modelo unidimensional de análise ao multidimensional. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.esp, pp.101-115. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v40i0.9773.
O objetivo deste trabalho foi apresentar um breve relato sobre a progressiva abrangência dos modelos de relacionamento entre condicionantes externos e internos à escola e o desempenho dos alunos. Até os anos 1970, foram realizadas pesquisas na abordagem positivista para explicar o desempenho escolar dos alunos a partir da análise de variáveis de entrada. A partir dos anos 1970, a introdução da pesquisa qualitativa no estudo do processo escolar levou ao entendimento ampliado dos fatores internos do desempenho dos alunos. A partir dos anos 1980, o renovado reconhecimento da importância da pesquisa quantitativa no contexto externo e interno da escola, para determinar seu efeito no desempenho dos alunos e o efeito específico da escola nesse resultado, adquiriu nova relevância.
Palabras clave : Desempenho Escolar; Desempenho do Aluno; Condicionantes do Desempenho do Aluno; Escola Eficaz; Eficácia da Escola.