Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Roteiro
versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
MARIANI, Fábio y MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. A pesquisa narrativa na formação de professores: aproximações que se potencializam. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.109-133. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v41i1.8878.
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as aproximações estabelecidas entre o campo da formação de professores e a narrative inquiry, com destaque para as potencialidades que essa perspectiva metodológica trouxe para os estudos e investigações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), bem como apresentar resultados de uma pesquisa narrativa desenvolvida no contexto do referido grupo, que teve como objetivo compreender os sentidos construídos por um grupo de licenciandos em Física sobre as experiências formativas vivenciadas no processo de formação inicial. A pesquisa revela os dilemas enfrentados pelos licenciandos no que diz respeito a se perceberem e se aceitarem como profissionais da educação, as dificuldades na transposição de alunos para professores e as influências das experiências formativas na constituição de suas identidades docentes.
Palabras clave : Pesquisa Narrativa; Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional.