SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Investigar narrativamente la formación docente: em el encuentro con el otro, experiencias...Investigación narrativa en la formación de profesores de química índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

GRANGEIRO, Danise. A relação entre a documentação narrativa de experiências pedagógicas e o ócio formativo de docentes aposentados. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.155-177. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9256.

O artigo pretende descobrir como a documentação narrativa de experiências pedagógicas pode contribuir com o ócio dos docentes aposentados. Reflexionar sobre estes temas é um exercício útil para compreender as consequências causadas pela ausência de trabalho e o bem-estar que pode ser proporcionado pela escrita e pelo repensar suas experiências pedagógicas. Este movimento de escrita e doação das suas narrativas à nossa sociedade - especialmente aos docentes em formação - possibilitou promover a política de inclusão (FREIRE, 1970), a política da felicidade, do reconhecimento dos direitos humanos e dos direitos do idoso.

Palabras clave : Docentes Aposentados; Ócio; Saber da Experiência; Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )