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Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
WINCH, Paula Gaida y TERRAZZAN, Eduardo A.. Professores orientadores de Estágio Curricular: aspectos relativos à aprendizagem e à identificação com a atividade de orientação. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.01, pp.51-60. ISSN 2177-6210.
O presente estudo visou compreender aspectos auxiliares na aprendizagem da atividade de orientação de Estágio Curricular (EC) em Cursos de Licenciatura (CL) bem como na identificação dos professores orientadores de EC com essa atividade. Para isso, foram realizadas entrevistas estruturadas individuais com 25 professores orientadores atuantes em CL da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), as quais foram analisadas mediante procedimentos apresentados na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). A partir desses procedimentos, percebeu-se que os professores orientadores apresentam trajetórias formativas e atuações profissionais bem distintas, podendo isso enriquecer a interação entre eles, desde que respeitadas e negociadas as diferenças. Em geral, a identificação com a atividade de orientação depende de uma intenção prévia de realizá-la ou da vivência de experiências tidas como preparatórias para orientar EC. Tanto a aprendizagem quanto a identificação do orientador com essa atividade são processos autônomos para o orientador, sem participação institucional. Assim, a formação identitária desses professores orientadores está condicionada à vivência de experiências prévias relacionadas com orientação de EC; à recepção por um colega orientador mais experiente; e, em outros casos, à motivação própria para buscar leituras e/ou dialogar com outros profissionais.
Palabras clave : Professor Orientador de Estágio Curricular; Identidade Profissional; Orientação de Estágio Curricular; Socialização Secundária.