Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
IIJIMA, Danieli Winck y SZYMANSKI, Maria Lidia Sica. Relações entre rotinas em sala de aula e dificuldades de aprendizagem. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.261-272. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.10.
Este artigo apresenta uma pesquisa de mestrado que buscou refletir, no campo da didática, sobre as rotinas pedagógicas presentes no cotidiano escolar. Diferenciam-se os conceitos de atividade docente e rotina, entendendo-se como rotina aquelas atividades repetitivas e cotidianas. Com base em dados coletados em pesquisa de campo por meio de 96 horas/aula de observação, utilizando-se a Técnica do Registro Contínuo, dialoga-se no sentido de que, ao visar ao aspecto formativo na Educação, as rotinas podem constituir-se tanto em uma prática que contribua para que o aluno aproprie-se dos conhecimentos científicos por cujo processo a escola é responsável quanto ao contrário - podem caracterizar uma prática pedagógica enfadonha, caso não sejam planejadas e diversificadas, acarretando, neste sentido, possíveis dificuldades de aprendizagem.
Palabras clave : Rotinas Pedagógicas; Processos de Ensino e Aprendizagem; Dificuldades de Aprendizagem.