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Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
LESKO, Nancy. As promessas da conversa estudantil: a série de questões públicas de Harvard e as stuttering pedagogies. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.36-47. Epub 18-Jun-2019. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.03.
A ampliação das conversas estudantis nas escolas foi uma das múltiplas reformas dos anos 1960-1970 que se contrapunham à passividade e a falta de atenção nas escolas dos Estados Unidos. A série de questões públicas de Harvard (Oliver e Shaver) contribuiu para um currículo de “novos estudos sociais” que promoveu explicitamente a discussão em sala de aula. Por meio de uma análise detalhada desse currículo, examinarei a conversa estudantil como uma prática pedagógica desejada. Pretendo historicizar o foco dos educadores na conversa em sala de aula e utilizar críticas feministas e pós-coloniais dos supostos efeitos universais do diálogo entre os estudantes (por exemplo, Boler). Os materiais a serem examinados incluem os materiais curriculares de Questões Públicas e manuais de professores, bolsistas secundárias do Harvard Public Issues Project (por exemplo, Bohan e Feinberg), discussões em sala de aula e minhas próprias lembranças de ensinar os “novos estudos sociais” como professora iniciante.
Palabras clave : conversa de estudante; novo currículo de estudos sociais; objetos pedagógicos do desejo.