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Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
PETRY, Cleriston y CENCI, Angelo Vitório. Comum: por um princípio pedagógico. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.439-454. Epub 04-Mayo-2020. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.04.
O objetivo desse estudo é refletir sobre o sentido da educação a partir do conceito de “comum”, repercutindo-o em proposições pedagógicas. Para tanto, interpretamos o “comum” como princípio de ação a partir das obras de Pierre Dardot e Christian Laval. O comum pode fazer frente ao avanço apropriador da razão neoliberal e a argumentação conduz à exigência da ressignificação do Direito a partir da “ação comum”. Dado que os autores não se ocupam sistematicamente com as consequências de seu estudo para a educação, nossa proposta supõe que a educação escolar pode ser um dos espaços/tempos privilegiados de instituição (ou restituição) do comum ao “livre uso”. Assim, conduzimos nossa argumentação à Hannah Arendt, repensando o sentido da escola como introdução dos “novos” no mundo a partir da ação pedagógica que restitui o “comum” ao “livre uso”, na medida em que põe-em-comum palavras, atos e o mundo (como conteúdos) e exige dos adultos a “ação comum”.
Palabras clave : Comum; Ação Comum; Neoliberalismo.