Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Práxis Educacional
versión On-line ISSN 2178-2679
Resumen
CAMPOS, Jailma Bulhões y ALMEIDA, Ana Margarida Pisco. MECÂNICA DE JOGO EM NARRATIVA PARA APOIO DE ALUNOS COM DISLEXIA: PERCEPÇÕES DE DISCENTES E DOCENTES. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.195-218. Epub 03-Mayo-2022. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8345.
Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento e testagem de um protótipo de uma narrativa gamificada, que visa apoiar a aprendizagem de leitura de alunos com dislexia. Motivação, engajamento e aprendizagem foram os domínios medidos a partir das perspectivas dos participantes coletados por meio de escalas e entrevistas abertas. Os dados das entrevistas foram registrados em áudio após a testagem do recurso e, posteriormente, transcritos e analisados por meio da técnica análise de conteúdo. Quanto as escalas, estas foram aplicadas após a testagem. São apresentados o processo de design, destacando o framework e os princípios e estratégias de game utilizados. Os resultados principais mostram indicadores da contribuição dos elementos de jogo aplicados ao recurso para os domínios avaliados.
Palabras clave : Narrativa gamificada; Mecânicas de jogo; Aprendentes com dislexia.