Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Práxis Educacional
versión On-line ISSN 2178-2679
Resumen
KIMURA, Verônica y MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. ATRAVESSANDO OS PORTÕES: EDUCAÇÃO NOS TERREIROS OU O QUE A ESCOLA PODERIA APRENDER. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.237-251. Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8678.
Este artigo versa sobre os aspectos de uma educação emancipadora ligada às tradições de matrizes africanas, pensada aqui como a educação nos terreiros e as implicações desta com a educação escolar formal monocrática. Desnuda elementos específicos desta educação com base na tradição dos orixás, voduns e inkices e as apresenta enquanto possibilidades enunciativas de visões de mundo negadas e perseguidas durante todo o processo de formação da educação brasileira. Vislumbra um horizonte de alternativas para uma educação pluriétnica e pluriversal.
Palabras clave : Educação; Terreiros; Escola formal..