Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Conjectura: Filosofia e Educação
versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612
Resumen
AMARAL FILHO, Fausto dos Santos. As raízes filosóficas das questões que envolvem a revisão ética nas pesquisas científicas no Brasil. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.287-306. Epub 22-Ago-2019. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n2.4.
O presente artigo busca identificar os possíveis fundamentos filosóficos que possam embasar a área biomética, no sistema CEP/Conep, os quais justifiquem seu domínio diante das questões relativas à revisão ética na pesquisa científica no Brasil. Para tanto, começa por expor o modo pelo qual se processa a referida ingerência e sua inadequação ético-epistemológica. Na sequência, identifica, no surgimento da própria concepção de episteme, na Grécia antiga, as possíveis raízes desse imbróglio. Termina mostrando que é a partir de uma apropriação duvidosa da filosofia de Descartes que a área biomédica julga poder justificar seu domínio ante outras ciências, principalmente as ciências humanas e sociais. Revela, assim, que os procedimentos universalizantes estabelecidos pelo sistema CEP/Conep, ao fim e ao cabo, não possuem fundamento algum, apenas e tão somente, um desejo não justificado de poder.
Palabras clave : Palvras-chave: Pesquisa em educação; Ética; Fundamentação.