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Conjectura: Filosofia e Educação
versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612
Resumen
STRECK, Danilo Romeu. Desigualdade e Educação: mais uma revolução inacabada?. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021036. Epub 30-Mar-2024. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021036.
O artigo propõe-se revisitar a relação entre desigualdade e educação, um tema que acompanha a educação nas sociedades modernas. Apesar do acesso a dados sobre a desigualdade na sociedade e na educação, bem como de muitas análises sobre as origens e tendências que provocam verdadeiros apartheids sociais, tem-se a impressão de que a “metáfora do labirinto”, comum na literatura latino-americana, se aplica à educação. O artigo está dividido em duas partes: na primeira, busca situar o tema da desigualdade como um problema da educação e para a educação, com breve referência a obras clássicas e identificação de alguns lugares pedagógicos que podem servir à perpetuação da desigualdade ou de resistência a ela. A segunda parte, tomando por base pensamentos do início da segunda metade do século passado, gira em torno da pergunta: Estaríamos diante de mais uma revolução inacabada na América Latina? São debatidos dois temas: a atualização da noção de conscientização e as nuanças pedagógicas de conceitos como libertação, exclusão social e (de)colonialidade. Na conclusão, acentua a centralidade de Paulo Freire para compreender a relação entre desigualdade e educação e para a criação de inéditos viáveis na educação e através da educação para a promoção de uma sociedade menos desigual e mais justa.
Palabras clave : Desigualdade; Democracia; Conscientização; Libertação; (De)colonialidade.