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Conjectura: Filosofia e Educação
versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612
Resumen
SCHWARTZ, Cleonara Maria y BATISTA, Patrícia Veronesi. Educação na sociedade da informação: contribuições para uma prática emancipatória. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021038. Epub 20-Mar-2024. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021038.
Este artigo trata da educação no contexto da sociedade da informação, visa a identificar desafios que recaem sobre o campo educacional, principalmente no que se refere à instrumentalização da educação pelo capital, às implicações que acometem a formação e a atuação docente, assim como influências da expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação, reverberando nas atuais formas de conceber os processos educativos. Desafios, esses, evidenciados à luz da Teoria Crítica, mais especificamente, apoiados nas categorias conceituais Bildung (formação) e Halbbildung (semiformação) de Adorno, no ensaio Teoria da semicultura (2005). Compreende uma pesquisa bibliográfica, de caráter analítico, que possibilitou dialogar com estudiosos de Theodor Adorno e da Teoria Crítica, defendendo as discussões em torno da semiformação institucionalizada e da falência da formação ante as interferências da indústria cultural, como forma de resistir às forças opressivas e de padronização impostas pela ordem vigente. Entende que a educação, na sociedade da informação se encontra, em muitos aspectos, vinculada aos interesses econômicos e ideológicos neoliberais, resultando na semiformação, comprometendo a verdadeira missão do ensino escolar e uma ampla formação humana, resultando na semiformação, na desvalorização e no esvaziamento do papel de importância das instituições e dos profissionais da educação. Conclui que a educação utilitarista e pragmática contribui para a permanência de um arranjo social que conduz os sujeitos à inabilidade crítica, à perda de identidade, à submissão, à insensibilidade em relação a si e aos outros, ao retrocesso e à limitação da potencialidade humana, que, uma vez alienada, impede o rompimento com os processos de manipulação e padronização de comportamentos que conduzem à barbárie.
Palabras clave : Educação; Sociedade da informação; Formação; Semiformação; Educação emancipatória.