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Conjectura: Filosofia e Educação
versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612
Resumen
STEFANI, Jaqueline y NIEDERAUER, Carina. Pragmática em Marcelo Dascal: a relevância da controvérsia. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021008. Epub 10-Ene-2024. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021008.
Este estudo tem por objetivo discutir a crise em que se encontra a filosofia da ciência a partir do enfraquecimento da lógica-positivista, tendo como base o proposto por Marcelo Dascal, que defende a ideia de que um estudo mais atento da controvérsia poderia colaborar no processo de evolução de questões científicas. Para tanto, o filósofo sugere um olhar pela perspectiva da pragmática, isto é, pela perspectiva da língua em uso. Em vista disso, são abordadas: a relação entre linguagem e ciência, as polêmicas geradas pela ciência e a relação entre pragmática e controvérsia. Esta investigação possibilita demonstrar a solidez dos fundamentos utilizados por Dascal, o que autoriza dar à controvérsia e à pragmática lugar de destaque na filosofia da ciência, orientando as modernas filosofias da linguagem na direção do uso da linguagem e da controvérsia como um espaço aberto para o novo, para o mundo real, cotidiano.
Palabras clave : Filosofia da ciência; Dascal; Controvérsia; Pragmática.