Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Acta Scientiarum. Education
versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
PINTO, Maria das Graças Gonçalves. O lugar da prática pedagógica e dos saberes docentes na formação de professores. Acta Scientiarum. Education [online]. 2010, vol.32, n.01, pp.111-117. ISSN 2178-5201.
O presente texto propõe refletir acerca da formação de professores, tendo como foco de análise os saberes docentes construídos ao longo da prática pedagógica. As reflexões apresentadas têm origem em uma pesquisa desenvolvida em nível de doutoramento, mais especificamente no tocante aos professores de educação superior, embora, para este texto, tenham sido trazidas questões relacionadas à formação de professores em seus aspectos mais conceituais e epistemológicos por meio de um estudo bibliográfico. Os fundamentos teóricos que permitem a interlocução partem, dentre outros, de Cunha (2003), Tardif (2001; 2002), Pimenta (2000) e Pimenta e Anastasiou (2002).
Palabras clave : Epistemologia da Prática; Saberes de Professores; Práticas Docentes.