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Acta Scientiarum. Education
versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
SCHAFFRATH, Marlete dos Anjos Silva y MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. Educação paranaense no processo de formação de professores no Brasil republicano: a contribuição do compêndio de pedagogia de Dario Vellozo. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.02, pp.261-268. ISSN 2178-5201.
O trabalho resulta de estudo sobre o Compêndio de Pedagogia (1907) de autoria de Dario Vellozo (1869-1937), professor do Ginásio Paranaense e da Escola Normal de Curitiba. O Compêndio de Pedagogia de Vellozo publicado em Curitiba em 1907 e reeditado em 1975 foi organizado em três livros, um para cada ano do curso da Escola Normal. O artigo refere-se ao primeiro livro da coleção. Na primeira parte desse livro, encontram-se dez lições que abordam os temas da Pedagogia e seus métodos, da organização da escola e definições da educação, além de lições variadas sobre História Antiga, Medieval e Moderna e o pensamento educacional predominante em cada uma delas. O livro para o segundo ano, também organizado em dez lições, enfatiza os métodos de ensino, as didáticas e os aspectos da educação física (saúde), moral e intelectual. Para o terceiro ano de curso, Vellozo escreve lições sobre ciências, geografia, história, desenho, música e uma lição especial sobre os jardins de infância. O Compêndio obedece não só à lógica científica que deveria presidir as práticas escolares daquele período histórico, mas também traduz a cultura vivida na Escola Normal, além de mostrar as influências socioeconômicas, políticas e culturais brasileiras e paranaenses.
Palabras clave : Escola Normal; Manuais Didáticos; Educação Paranaense.