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Acta Scientiarum. Education
versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
SILVA, Gilvan Ventura da. Homilia e educação cristã na Antiguidade Tardia: a relação corpo, igreja e cidade segundo João CrisóstomoHomily and Christian education in Late Antiquity: body, church and city according to John Chrysostom. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.01, pp.01-12. ISSN 2178-5201.
As homilias foram um dos principais instrumentos empregados pela elite eclesiástica para a conversão de populações urbanas nos séculos IV e V. Trata-se de um gênero literário híbrido cujos primórdios remontam ao século II, mas que somente na Antiguidade Tardia adquire um papel primordial para transmitir rotineiramente os ensinamentos evangélicos a um número cada vez maior de pessoas. Sem contar com escolas, nas congregações, as autoridades cristãs passaram a desenvolver estratégias proselitistas calcadas na arte da oratória utilizada pelos pregadores, para atingir os egressos do paganismo e do judaísmo. Este artigo analisa em que medida as homilias contribuíram para a formação espiritual dos cristãos, enfatizando as normas que visavam a disciplinar os fiéis a se comportarem na igreja diferentemente das modalidades de exibição corporal pservadas na polis. Para tanto, toma como referência Antioquia e a atividade pastoral de João Crisóstomo nas últimas décadas do século IV
Palabras clave : Império Romano Tardio; Antioquia;; Cristianização; Retórica;; Disciplina.