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Acta Scientiarum. Education
versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
MAIA FILHO, Osterne Nonato y CHAVES, Hamilton Viana. A relação entre psicologia e educação: ofícios entrelaçados. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.3, pp.309-318. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.28071.
A clássica tese de que as ciências psicológica e educacional têm uma história bem recente parece não ter um consenso entre os estudiosos da epistemologia dessas áreas. Quando se averígua a relação entre psicologia e educação, só recentemente se percebeu o quanto esses campos do conhecimento estão entrelaçados como ofícios e disciplinas. O objetivo deste trabalho é demostrar como a psicologia e a educação, outrora saberes relativamente independentes, tornaram-se disciplinas, ofícios e profissões interdependentes e de enorme reconhecimento e aplicação social. Nosso debate está dividido em três seções: a discussão inicial sobre educação e psicologia, na busca das leis da formação humana; a constituição histórica e contextual desses saberes; e a transição de uma psicologia do escolar para uma visão mais ampla entre psicologia e educação. Ao longo da discussão, tentamos deixar patente a tese de que a fonte de uma relação tão estreita entre esses saberes responde não só a uma necessidade humana mais ou menos universal e sincrônica, mas que, paradoxalmente, foram certas condições do desenvolvimento histórico da sociabilidade humana e da economia e da cultura modernas, especialmente nas sociedades capitalistas ocidentais, que cunharam tal entrelaçamento.
Palabras clave : Psicologia; Educação; Práticas Pedagógicas.