SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Estrategias de desarrollo profesional docente en universidades públicas: similitudes y diferencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

GOLDSCHMIDT, Andréa Inês; SANTOS, Cíntia Daniele Silva dos  y  REHBEIN, Eliani Teichmann. Tijuana Jones e os caçadores das pirâmides perdidas. Acta Educ. [online]. 2018, vol.40, n.4, e31250. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.31250.

O artigo buscou investigar a importância do uso de jogos educativos para o ensino de ciências nos anos iniciais, por meio da elaboração e avaliação de uma metodologia lúdica, dinâmica e multidisciplinar, envolvendo um jogo educativo. A estratégia consiste em um jogo denominado “Tijuana Jones e os caçadores das pirâmides perdidas”. A atividade parte de uma história que mescla fatos e informações reais com dados fictícios, associando às pirâmides do Egito e sua história com a Pirâmide Alimentar e sua importância para a manutenção de uma alimentação e vida saudável. O jogo educativo foi testado com alunos de quarto ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul e, diante de uma análise qualitativa, foi muito bem avaliado. Na prática, os educandos puderam se envolver numa busca desafiadora e estimulante, a fim de desvendar um dos mistérios deixados pelo jovem faraó Tutankamon, o que repercutiu em grande interesse, participação e aprendizagem.

Palabras clave : ensino em ciências; jogos didáticos; alimentação saudável; pirâmide alimentar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )