Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Acta Scientiarum. Education
versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
SAPIRAS, Fernanda Schuck y BAYER, Arno. E-book: elaboração e suas potencialidades. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e47864. Epub 01-Nov-2020. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.47864.
Este artigo trata da utilização de livros eletrônicos (E-book), suas potencialidades e a análise feita para a construção de um E-book por parte de professores de Matemática em uma formação continuada, desenvolvida com o objetivo de trabalhar a Literacia Digital dos envolvidos. Para o desenvolvimento da formação foi aplicado um instrumento de pesquisa com questões abertas e fechadas buscando a opinião de professores de matemática sobre o uso de E-books. Esta etapa inicial foi utilizada para a escolha das ferramentas que seriam trabalhadas durante a formação de professores. Uma das atividades desenvolvidas durante a formação, constou de encontros presenciais e na modalidade à distância, outra foi a construção de materiais didáticos por meio de Tecnologias Digitais, levando os professores a refletirem sobre sua prática ao utilizar estas ferramentas, colocando-os como sujeitos ativos nas ações propostas, aspecto concernente a Literacia Digital. Na perspectiva desta pesquisa, entendemos ser necessário o desenvolvimento de uma Literacia Digital por parte do professor para que posteriormente este auxilie seu aluno a desenvolver sua própria Literacia Digital.
Palabras clave : tecnologias digitais; literacia digital; E-book; materiais didáticos.