Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Acta Scientiarum. Education
versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
OLIVEIRA, Amurabi. Mapeando o debate sobre o ensino de Sociologia no Brasil: uma análise dos temas e agentes presentes nos GTs do Eneseb (2013-2021). Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e61857. Epub 01-Ago-2022. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.61857.
O Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica, organizado pela Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia, tem se constituído como o principal evento na área de Ensino de Sociologia no Brasil, agregando pesquisadores e professores. Neste trabalho, buscou-se analisar as principais temáticas e agentes (coordenadores de Grupos de Trabalhos) nesse evento acadêmico, mapeando o debate a partir dos Grupos de Trabalho (2013-2021). Os dados apontaram para a existência de uma agenda de pesquisa que tem se consolidado, apresentando uma relativa autonomia em relação ao campo mais amplo da Sociologia, e também para a existência de agentes que tendem a capitanear o debate, encontrados principalmente em instituições periféricas no campo da Sociologia brasileira. Tanto na análise das temáticas quanto na análise dos agentes foi possível observar que o campo do Ensino de Sociologia no Brasil está em processo de autonomização.
Palabras clave : ensino de Sociologia; Eneseb; Sociedade Brasileira de Sociologia.