Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Acta Scientiarum. Education
versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
ABDIAN, Graziela Zambão et al. Teoria do discurso e a produção do conhecimento em gestão escolar democrática. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e65509. Epub 01-Ago-2023. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.65509.
Nosso objetivo é analisar como a Teoria do Discurso pode se constituir potente referencial teórico-metodológico para os pesquisadores em gestão escolar democrática que têm a escola como campo empírico. Para isso, expomos o contexto histórico das pesquisas em administração/gestão educacional e a construção das pesquisas que focalizam a escola, identificando os elementos que indicam um modo predominante nessa subárea da Educação; explicitamos o embasamento epistemológico da Teoria do Discurso, o qual pode fazer operar novas ferramentas analíticas; identificamos e analisamos publicações dessa subárea que trabalham com a Teoria do Discurso e finalizamos abordando suas contribuições para o estabelecimento de novas relações entre o pesquisador e a escola, de sorte a possibilitar avanço do conhecimento.
Palabras clave : pós-estruturalismo; teoria do discurso; gestão escolar; democracia.