Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
GALVAN, Luz Elena Lafarga. Os inícios da formação de professores no México (1821-1921). Hist. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.38, pp.43-62. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/S2236-34592012000200003.
No México, a carreira do magistério tem uma longa tradição. Começou como uma arte e se profissionalizou ao longo do tempo. Neste artigo se apresenta uma síntese dos diversos espaços acadêmicos no âmbito dos quais o magistério foi formado. Essa formação começou com o sistema lancasteriano e continuou em academias e institutos, para culminar nas escolas normais. Nessas instituições foi o ensino da Pedagogia que delimitou as diferenças entre a arte de ser professor e sua profissionalização. Em termos metodológicos, este trabalho se relaciona com a proposta de Dominique Julia, de conhecer quais eram os saberes e costumes que tinham os professores.
Palabras clave : Formação de Professores; Profissionalização.