Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
AMARAL, Giana Lange do. Os jornais estudantis Ecos Gonzagueanos e Estudante: apontamentos sobre o ensino secundário católico e laico (Pelotas/RS, 1930-1960). Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.40, pp.121-142. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000200007.
O presente texto trata do uso de jornais estudantis como fonte para estudos em História da Educação, bem como da importância da leitura de jornais escolares. Privilegia-se a análise de dois jornais de escolas de ensino secundário católico e laico de Pelotas/RS: o Ecos Gonzagueanos e o Estudante. Nas investigações que abordam as práticas culturais, seus sujeitos e sua produção, os jornais estudantis são considerados elementos potenciais para a apreensão das práticas, dos discursos e do cotidiano escolar. É possível observar valores, costumes e interesses que balizavam as relações dos jovens estudantes, bem como os reflexos das apropriações feitas a partir da cultura escolar da instituição a qual estavam ligados.
Palabras clave : Estudantis; Fontes Históricas; Ensino Secundário; Ensino Laico e Católico.