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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
SBRANA, Roberta Aline y CUNHA, Marcus Vinicius da. ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMME. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.96-110. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/62180.
Este trabalho analisa as memórias de Paschoal Lemme, publicadas na década de 1980 contendo aspectos de sua vida e de sua atuação como educador entre os anos de 1920 e 1960. A metodologia utilizada é a análise retórica, fundamentada em Aristóteles e nas obras de Perelman e outros pesquisadores envolvidos na revitalização da retórica. Seguindo os parâmetros desse método, considera-se que todo texto publicado possui uma intencionalidade, sendo destinado a persuadir os leitores para a aceitação de uma ideia e para a adoção de condutas destinadas a manter ou modificar determinado estado de coisas. Esses parâmetros são aplicados às memórias de Lemme com o intuito de identificar as estratégias argumentativas utilizadas pelo autor perante sua audiência.
Palabras clave : Paschoal Lemme; memória; análise retórica; educação brasileira.