Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
VELOSO, Geisa Magela; NASCIMENTO, Rafael Baioni do y AMORIM, Mônica Maria Teixeira. AUTORIDADE, DISCIPLINA E APLICAÇÃO DE CASTIGOS NAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES (1910-1930). Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.250-273. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/68029.
O estudo situa-se no campo da História Cultural, na vertente defendida por Chartier (1990), e tem por objetivo discutir representações sobre as práticas disciplinares, por compreender que a disciplina se constitui como uma das finalidades da escola que, para além da instrução, também precisa educar as crianças. A discussão apóia-se em diferentes fontes, quais sejam - documentos oficiais do Governo de Minas Gerais e jornais publicados em Montes Claros/MG, sendo que o recorte temporal incluiu as décadas de 1910 a 1930. Nesse período, observou-se um deslocamento nas representações dos professores - de uma contraposição intuitiva da disciplina baseada em castigos para um discurso propriamente científico, que sinaliza a sua abolição e a defesa do equilíbrio entre autoridade e liberdade, com base na Escola Nova.
Palabras clave : história da educação; disciplina; liberdade e autoridade; castigos e punições.