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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
SANTOS, Neiva Caetano dos y CUNHA, Marcus Vinicius. HANNAH ARENDT E A EDUCAÇÃO PROGRESSIVA: A CONSTRUÇÃO DE UMA SITUAÇÃO RETÓRICA. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e121537. Epub 20-Mayo-2023. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/121537.
O ensaio de Hannah Arendt intitulado “A crise na educação”, publicado na década de 1950, atribui o fracasso da educação escolar nos Estados Unidos à corrente educacional denominada educação progressiva e à influência do Pragmatismo. Por ser elaborado originalmente na forma de conferência, o texto contém várias lacunas no tratamento desses temas. Este artigo procura suprir tais lacunas por meio de fontes historiográficas com o propósito de mostrar que Arendt seleciona determinados fatos para construir uma situação retórica - definida como uma situação problemática que chama a atenção da opinião pública - para a qual o ensaio é uma resposta argumentativa. O artigo conclui que o objetivo de “A crise na educação” não é discorrer sobre a história da educação, mas sobre as relações entre adultos e crianças na sociedade contemporânea, assunto que deve ser analisado à luz dos conceitos arendtianos.
Palabras clave : análise retórica; Hannah Arendt; educação progressiva; educação estadunidense.