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Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
MENEZES, Roni Cleber Dias de. O problema do ensino da leitura no último quartel do século XIX: Portugal, Brasil e o debate sobre o par decadência/atraso. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.02, pp.41-69. ISSN 2238-0094.
Este artigo pretende investigar aspectos da difusão do método de ensino da leitura de João de Deus no Brasil durante o último quartel do século XIX. Tendo em vista a mobilização intelectual que a propaganda do método trouxe consigo, acredita-se que ele integrou um programa mais vasto de redimensionamento da tomada de consciência do tema decadência/atraso nas sociedades portuguesa e brasileira. Ao mesmo tempo, é igualmente alvo deste trabalho a persecução dos itinerários dos divulgadores do método, quando, então, a atenção se volta para os indivíduos que encetaram a viagem de transposição do Atlântico com o intuito de promover a difusão do método de João de Deus. Com isso, almeja-se mensurar a extensão do redimensionamento aludido, particularmente nos termos dos desafios da jovem nação americana em seus esforços para tomar lugar na “marcha civilizatória” do mundo ocidental.
Palabras clave : João de Deus; Decadência/Atraso; Portugal/Brasil; Intelectuais; Ensino da Leitura.