Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
LESKO, Nancy; MCCALL, Stephanie D. y WARDE, Mirian Jorge. Cérebros cor-de-rosa e educação: uma análise pós-feminista da neurociência e do neurossexismo.Traducido porLuiz Ramires Neto. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.02, pp.163-189. ISSN 2238-0094.
O presente artigo examina as representações de garotas e gênero que operam no seio de ideias populares de ‘cérebros cor-de-rosa’ e ‘cérebros azuis’. À medida que as pesquisas sobre o cérebro se deslocam para a educação e para a formação docente, quais são as implicações no campo educacional? Notamos que as descobertas da neurociência confirmam imagens familiares das meninas. Escritores que se utilizam das provas trazidas pelas pesquisas sobre a mente estão prontos para chamar os cérebros de geneticamente determinados e, com a mesma rapidez, propõem salas de aulas segregadas por sexo. Interpretando a neurociência de maneira crítica, procuram-se destacar os contextos sociais e as implicações políticas dessas imagens das mulheres jovens como tendo cérebros geneticamente programados.
Palabras clave : Cérebros de Meninas; Educação; Neurociência Crítica; Neurossexismo; Pós-Feminismo.