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Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
MORAES, Felipe Tavares de y COSTA, Rafaela Paiva. Educação como sacerdócio: formação de professores no Pará Republicano (1891-1904). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.111-137. ISSN 2238-0094.
O artigo analisa as políticas educacionais destinadas à ‘formação de professores’ no Pará, durante a Primeira República, por meio da concepção político-educacional que orientou a reforma da Escola Normal no Primeiro Governo de Lauro Sodré (1891-1897); e a partir do modelo de ‘bom professor’ presente na revista pedagógica A Escola (1900-1904). Nesse contexto, a ‘formação de professores’ fora uma instância estratégica com vistas a legitimar o novo regime a partir da organização de um arranjo institucional: a reforma da Escola Normal e as prescrições pedagógicas da revista A Escola. Assim, o mestre-escola era o ‘sacerdote’ da causa republicana com a ‘missão’ de garantir a legitimidade das instituições e a formação cívica e política dos futuros cidadãos.
Palabras clave : Primeira República; Reformas Educacionais; Formação de Professores.