Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
SILVA, José Cláudio Sooma y FAVARO, Marta Regina Gimenez. Paul Monroe e a circulação de uma modalidade narrativa para se pensar e ensinar as histórias da educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.169-192. ISSN 2238-0094.
O artigo estabelece interlocuções com as reflexões de outros pesquisadores que, igualmente, elegeram a obra norte-americana A brief course in the history of education, elaborada por Paul Monroe em 1907, como objeto de estudo e a sua escrita como foco de investigação. Nessa medida, problematiza o enfoque enciclopédico adotado, os realces conferidos e os silenciamentos produzidos em relação às experiências educacionais orquestradas no passado. A significativa circulação que esse livro conheceu possibilita as condições para que se possa perscrutá-lo como estimulador para a conformação de determinado modelo narrativo tanto para a produção do conhecimento historiográfico quanto para o ensino das Histórias da Educação.
Palabras clave : Historiografia da Educação; Ensino de História da Educação; Escritas da História; Paul Monroe; Formação de Professores.