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Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
ANANIAS, Mauricéia y BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. Escolarização na província da Parahyba do Norte: a organização da instrução pública primária (1840-1860). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.83-108. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.602.
Busca-se iluminar os primeiros anos do processo de institucionalização da escola pública da província da Parahyba do Norte, considerando-se a atuação do governo provincial para a criação das aulas de primeiras letras. A partir da análise de fontes como os relatórios de presidentes de província e documentos diversos da instrução, e utilizando-se o conceito de experiência de E. P. Thompson, cotejam-se as ideias veiculadas nesses documentos com os textos de dois regulamentos aprovados em 1849. Conclui-se que tal legislação contribuiu para o estabelecimento da instrução pública primária, bem como os discursos indicaram a preocupação com a disseminação da escola, considerando as famílias dos alunos e os professores alvos da ação reguladora e civilizadora do governo provincial.
Palabras clave : Parahyba do Norte; Província; Instrução pública Primária; Aulas de primeiras Letras..