Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
SETUBAL, Flávia Meneguelli Ribeiro y REBOUCAS, Moema Lúcia Martins. Quadrinhos e educação: uma relação complexa. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.301-334. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.551.
O objetivo deste artigo é desenvolver uma pesquisa bibliográfica, explicitando os principais fatos históricos que permeiam o surgimento e desenvolvimento das histórias em quadrinhos (HQ), no Brasil e no mundo, propondo um cruzamento dessas informações com períodos específicos da história da educação brasileira, a fim de compreender como se deu o relacionamento entre ambos. Os resultados da análise revelam que, apesar de ter acompanhado o mundo, em seu nascimento, o desenvolvimento das HQ no Brasil se deu tardiamente em relação à Europa, no que se refere à chegada dos quadrinhos ao ambiente acadêmico e escolar, com iniciativas mais significativas, principalmente relacionadas às políticas públicas, apenas nos anos 1990 e 2000.
Palabras clave : Quadrinhos; Educação; História; Mídia; Escola..