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Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
DIAS, Amália. Escolas isoladas e práticas de seriação: experiências híbridas (1929-1949). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.233-260. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i2.927.
Apresentam-se os resultados da pesquisa acerca dos tipos de escolas primárias existentes no município de Iguaçu, estado do Rio de Janeiro, entre 1929-1949. Com base na análise dos mapas de frequência escolar - ferramenta de inspeção estadual das escolas - foi possível recompor um perfil de escolas primárias existentes na região. A escola isolada predominou como tipo de organização das escolas no munícipio, em áreas tanto rurais quanto urbanas. Essas escolas apresentam, contudo, uma pluralidade de arranjos entre turnos, docentes, alunos, séries e classes que revela uma diversidade de experiências e intercessões com as perspectivas de seriação do ensino e os modos e condições de funcionamento das escolas
Palabras clave : Escola Primária; Município; Classe Escolar.