Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
VALENTE, Wagner Rodrigues. A matematização da pedagogia: tempos de mudança da cultura escolar. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.10-31. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.651.
O presente estudo tem por direção orientadora a problemática da 'matematização da pedagogia'. Isto é, o estudo está centrado nos processos e nas dinâmicas que se desenvolvem no intramuros escolar e tem como objetivo dar resposta à chegada de uma nova pedagogia, a pedagogia científica. A compreensão é de que, com essa pedagogia, ocorre uma redução à matemática das dinâmicas que devem conduzir o trabalho escolar. Tal cenário impõe uma questão central: como a escola matematizou a pedagogia? O ferramental teórico-metodológico para a leitura das fontes provém da História Cultural. Dentre as fontes, privilegia-se um documento elaborado por uma das escolas de referência do estado de São Paulo na década de 1930.
Palabras clave : Pedagogia Científica; Cultura Escolar; Testes Pedagógicos; Programa de Ensino.