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Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
LOPES, Sonia Castro y GURGEL, Patrícia. Trajetórias de professoras normalistas: A 'prata da casa' do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1930-1960). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.241-271. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.818.
Neste artigo, analisa-se a trajetória de três normalistas formadas pelo Instituto de Educação do Rio de Janeiro na década de 1930, as quais, após terem se titulado na Universidade do Distrito Federal e Faculdade Nacional de Filosofia, retornaram ao Instituto na condição de docentes, tornando-se catedráticas de disciplinas pedagógicas. A formação universitária e o acesso à carreira ocorreram durante o primeiro governo Vargas (1930-1945), nos marcos de uma política educacional excludente que limitava o acesso ao ensino superior exclusivamente aos egressos da escola secundária propedêutica. Alianças familiares e políticas, aderências a projetos educacionais, assim como brechas na legislação educacional, possibilitaram o acesso dessas normalistas aos cursos universitários, bem como sua ascensão ao cargo de catedráticas.
Palabras clave : Instituto de Educação; Normalistas; Catedráticas do Curso Normal.