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Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
MEURER, Sidmar dos Santos. A noção de educação estética no currículo da escola primária no Paraná - início do século XX: disciplina de cultivo do espírito ou educação da sensibilidade. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e165. Epub 01-Feb-2021. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e165.
Analisa a mobilização da noção de educação estética no debate educacional relacionado às proposições para a escola primária no Estado do Paraná, ao longo das três primeiras décadas do século XX. A partir da perspectiva da história do currículo, procura captar as propostas e iniciativas que intentavam a escolarização dessa dimensão educativa, interrogando o aparecimento e transformação de formas e retóricas curriculares, relacionando com suas finalidades educativas. Explora um conjunto de fontes que inclui a literatura e a imprensa pedagógica, textos normativos e prescrições curriculares, além de relatórios de professores e estudantes normalistas. Conclui que os sentidos que prevaleceram no currículo em torno dessa noção se ligam à escolarização do canto e da música, em detrimento de outras potencialidades formativas então disponíveis.
Palabras clave : história do currículo; educação dos sentidos e das sensibilidades; saberes escolares; ensino de música.