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Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
OLIVEIRA, Luiz Eduardo Meneses de. Pombalismo e antipombalismo no Brasil: representações das reformas do ensino no centenário e no bicentenário do Marquês de Pombal. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e195. Epub 09-Dic-2021. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e195.
Este artigo tem por objetivo identificar e analisar o modo como as reformas do ensino promovidas durante a gestão do ministro do reide Portugal D. José I foram representadas em dois momentos que, embora pertençam a contextos bem diversos, têm em comum o fato de que motivaram a organização de eventos, festejos e, sobretudo, publicações acerca do marquês de Pombal: o centenário de sua morte, celebrado em 1882, e o seu bicentenário, em 1982. Nosso objetivo é compreender o modo como as correntes pombalistas e antipombalistas repercutiram ou interferiram nas leituras e interpretações históricas das reformas pombalinas do ensino, a partir da análise de alguns textos (biográficos, ensaísticos e historiográficos) publicados nessas duas ocasiões.
Palabras clave : antipombalismo; história da educação; Marquês de Pombal; pombalismo.