Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
SCHARAGRODSKY, Pablo y QUITZAU, Evelise Amgarten. Intercâmbio de conhecimento, surgimento de especialistas e visibilidade das instituições: o caso do Primeiro Congresso Pan-Americano de Educação Física, Brasil 1943. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e324. Epub 14-Mayo-2024. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e324.
O presente trabalho analisa, a partir de uma perspectiva sócio-histórica com ênfase na história social dos saberes e especialistas, o I Congresso Panamericano de Educação Física, realizado no Brasil em 1943. Centra-se na indagação sobre as problemáticas mais debatidas, assim como na função de certos especialistas e no papel de determinadas instituições para legitimar um determinado funcionamento epistêmico e institucional da comunidade de especialistas em educação física. Entre as conclusões, identificam-se as diversas problematizações abordadas, destacando-se questões conceituais vinculadas com a educação física, assim como intensos debates sobre os modos de agrupamentos educativos. Além disso, o congresso validou e prestigiou certos especialistas internacionais e importantes instituições vinculadas ao heterogêneo campo da cultura física.
Palabras clave : história da educação física; evento internacional; debates; Brasil.