Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Comunicações
versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
HAAS, CLARISSA y RODRIGUES, GRACIELA FAGUNDES. Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.141-158. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158.
O presente texto apresenta uma reflexão acerca da formação continuada docente na área da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva (com foco na oferta do atendimento educacional especializado como serviço prioritário), privilegiando os recursos de tecnologias digitais acessíveis como temática a ser conhecida, explorada e vivenciada pelos docentes nos contextos de aprendizagem entre seus pares. A construção teórica e metodológica é feita por meio da análise de blogs criados por um grupo de professores cursistas, participantes de um curso de formação continuada com ênfase nas tecnologias digitais acessíveis (TICs), na modalidade da educação a distância (EAD). Aponta-se, a partir da experiência documentada com os cursistas, a contribuição da arquitetura dos blogs como ferramenta digital de autoria, que alia a possibilidade de (re)invenção das práticas pedagógicas em educação especial e apresenta indícios que favorecem a (auto)formação continuada docente. Observam-se, nessa dinâmica formativa, as características ensaísticas e disparadoras da composição de uma “comunidade de prática”, isto é, de um grupo de profissionais reunidos em torno de objetivos comuns.
Palabras clave : BLOGS; TECNOLOGIA ASSISTIVA; EDUCAÇÃO ESPECIAL; FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE; COMUNIDADE DE PRÁTICA.