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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
LIMA, SIMONE MARIA ALVES DE y ROLIM, CARMEM LUCIA ARTIOLI. CONTEXTOS INCLUSIVOS: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.163-176. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p163-176.
O presente estudo é resultado de uma pesquisa empírica que teve por objetivo conhecer a prática educacional dos professores de matemática no desempenho da atividade docente com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) do 6º. ao 9º. ano, em salas de aula de ensino regular. Ela foi realizada em três escolas públicas da rede municipal de Palmas, no Estado do Tocantins, no período de 2012 a 2014. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, norteada pelo conceito de atividade e por proposições de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de base Vygotskyana. As análises revelam que a atividade inclusiva no ensino regular carece de apoio pedagógico e os professores necessitam de formação. Os resultados indicam, ainda, que a atividade docente se diferencia em instituições pertencentes ao mesmo sistema educacional. Essas divergências se revelam nas atividades dos professores, nas articulações entre setores pedagógicos e em apoios.
Palabras clave : INCLUSÃO; PRÁTICA DOCENTE; ATIVIDADE.