Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Comunicações
versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
RIPA, ROSELAINE. APONTAMENTOS SOBRE A MODALIDADE A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AAUTORIDADE PEDAGÓGICA NO MUNDO DIGITAL. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.167-180. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p167-180.
Esse artigo tem o objetivo de trazer apontamentos sobre o crescimento da educação a distância no Ensino Superior no Brasil, por meio de reflexões acerca das relações entre mídia e educação no mundo digital, bem como, as perspectivas de utilização das metodologias da EaD em outros níveis e sistemas de ensino, a partir da sua implantação como modalidade educacional com a publicação da LDB nº 9394/96. Nessa perspectiva, considerando alguns dados relativos à educação a distância no Brasil retirados dos últimos relatórios técnicos do Censo do Ensino Superior, apresentaremos alguns estudos que analisam a implantação da educação a distância e sua relação com a construção de um projeto educacional que utiliza as tecnologias de informação e educação nos processos de ensino e aprendizagem. Em seguida, iremos propor alguns questionamentos sobre a docência no contexto das tecnologias digitais de informação e comunicação, utilizando estudos que destacam reflexões sobre a autoridade pedagógica no mundo digital, tendo como perspectiva a Teoria Crítica da Sociedade.
Palabras clave : EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; DOCÊNCIA; MÍDIA; TEORIA CRÍTICA; ENSINO SUPERIOR.