Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Comunicações
versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
FALABELO, RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA. UNIVERSIDADE, COMUNIDADE E CONHECIMENTOS: INTERAÇÕES NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.215-227. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p215-227.
Este trabalho apresenta resultados do Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária, “Vidas em Aberto”, realizado, desde 2005, com crianças em dificuldades na apropriação qualitativa da leitura e da escrita, moradoras do entorno do Campus Universitário de Cametá/UFPA. Metodologia: bolsistas de iniciação científica e extensionistas, do curso de Pedagogia, em vivência teórico-empírica, visitam famílias convidando suas crianças; os encontros acontecem no campus aos finais de semana; as atividades didáticas e culturais fazem uso de textos narrativos e poéticos; desenho, pintura; música regional/local; lendas, mitos, folclore, enquanto recursos indispensáveis à apropriação e ao domínio da linguagem. Trabalhar a leitura e a escrita de forma rica e diversificada, possibilitando a interação com os diversos gêneros simbólicos, vem se constituindo em motivadora estratégia a essas crianças ressignificar suas relações com os conhecimentos escolares e a cultura historicamente acumulada pela humanidade, experimentando a leitura e a escrita como atividades e práticas sociais fundamentais a sua formação.
Palabras clave : CRIANÇA; LEITURA; ESCRITA; INCLUSÃO SOCIAL.