Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Comunicações
versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
MARTINS, MARCOS FRANCISCO. MARX E ENGELS: APONTAMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.247-266. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p247-266.
Este artigo apresenta uma leitura da educação no marxismo originário a partir de pesquisa bibliográfica. Tomaram-se como referência os incipientes escritos de Marx e Engels a respeito da questão educativa escolar e se procurou inferir, por uma interpretação gramsciana, os traços característicos de um projeto de formação humana. São apontados como elementos demarcadores de propostas educativas marxianas a noção da educação como imanente ao processo de produção do ser social, a adoção do trabalho como princípio educativo e a perspectiva de luta de classes. Ao final, está sintetizado o debate acerca das terminologias que identificam tais propostas.
Palabras clave : ENGELS; FRIEDRICH; MARX; KARL; GRAMSCI; ANTONIO; MARXISMO; EDUCAÇÃO.